Projeto em Comemoração ao Dia da Árvore Inspira Sustentabilidade em Baixo Guandu.

A Subsecretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (SDRMA), em parceria com o Departamento de Meio Ambiente, a Secretaria Municipal de Educação e a Paraty Energia (UHE Mascarenhas), lançou um projeto significativo em celebração ao Dia da Árvore em Baixo Guandu.

Este projeto representa uma extensão das atividades que começaram durante a Semana do Meio Ambiente, cujo lema foi “Seja a mudança que você deseja ver no mundo”. Seu objetivo primordial foi despertar o interesse dos alunos e de toda a comunidade para a importância da preservação ambiental e a necessidade de todos assumirem a responsabilidade de cuidar do meio ambiente, tornando-se cidadãos conscientes de seu papel nesse contexto.

A preservação dos recursos naturais e da vida na Terra depende cada vez mais do respeito e da conscientização de todas as pessoas. Por isso, este projeto se dedicou a educar, capacitar e inspirar os estudantes e a comunidade local a se tornarem defensores ativos da natureza e a adotar práticas mais sustentáveis.

Nesse projeto, foram realizadas diversas ações com o propósito de promover a educação ambiental e a sustentabilidade:

•           Promoção de ações e conscientização sobre a importância da preservação ambiental nas atividades cotidianas.

•           Estímulo à participação da comunidade no plantio de árvores.

•           Incentivo à separação de resíduos para reciclagem.

•           Motivação para a adoção de práticas sustentáveis, incluindo a redução, reciclagem e reutilização de materiais.

O projeto abraçou cinco iniciativas-chave que envolveram ativamente a comunidade de Baixo Guandu:

1.         Concurso de Poesias “Raízes do Futuro”: Fomentando a criatividade dos alunos e promovendo reflexões sobre a natureza e o valor das árvores.

2.         Gincana de Coleta de Recicláveis “Gincana Amigos do Meio Ambiente”: Ensinando a importância da coleta seletiva e da reciclagem como práticas sustentáveis.

3.         Celebração do Dia da Árvore na Praça São Pedro: Um evento público que celebrou a natureza e ofereceu educação ambiental à comunidade.

4.         Distribuição de Placas Educativas por toda a cidade: Levando informações cruciais sobre a conservação ambiental a locais estratégicos.

5.         Evento com as Escolas da Rede Municipal no Ginásio Brasil: Um encontro educacional que incluiu a exibição de trabalhos, apresentações teatrais e uma cerimônia de premiação para reconhecer os esforços dos participantes.

Este projeto não apenas comemorou o Dia da Árvore, mas também fortaleceu o compromisso de Baixo Guandu com um futuro mais sustentável. Ele demonstrou a importância da colaboração e da conscientização ambiental, deixando um legado valioso de respeito pela natureza e responsabilidade cidadã. A comunidade de Baixo Guandu espera ansiosamente colher os frutos dessas iniciativas em um ambiente mais verde e ecologicamente consciente.