Reunião para Apresentação e Planejamento das Ações no âmbito do Programa PetVida

Nesta terça-feira, 6 de fevereiro de 2024, o Secretário Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Cleres de Martins Schwambach, juntamente com sua equipe reuniram-se para a Apresentação e Planejamento das Ações no âmbito do Programa PetVida. No mês de dezembro de 2023, o Município de Baixo Guandu formalizou sua adesão ao programa PetVida, promovido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEAMA). Consequentemente, recebeu o aporte financeiro no montante de R$ 109.593,28 destinado à implementação das iniciativas do referido programa.

O PetVida constitui-se como uma iniciativa inovadora concebida pela SEAMA com o propósito primordial de fomentar o bem-estar e a proteção dos animais no âmbito do Estado do Espírito Santo. Este programa, pioneiro em âmbito nacional, estabelece um regime de cooperação entre o Estado e os municípios, bem como os cidadãos, com vistas à promoção de uma gestão integrada voltada ao bem-estar animal e ao controle populacional. Além disso, almeja-se fomentar a conscientização e a participação ativa da sociedade civil, bem como de entidades e órgãos públicos, visando à construção de uma rede solidária em prol dos animais.

O programa, para alcançar seus objetivos, delineia-se em seis eixos centrais de atuação, a saber:
Descentralização: Por meio deste eixo, serão realizados repasses de recursos diretamente aos municípios, possibilitando a contratação de médicos veterinários, clínicas, hospitais veterinários e unidades móveis de castração.
Educação: Serão disponibilizados manuais de boas práticas abordando temáticas como guarda responsável, saúde animal e educação ambiental.
Saúde Animal: Neste eixo, será prestado atendimento essencial, incluindo a aplicação de vacinas V4 e V8, cuidados básicos de urgência e emergência, vermifugação e realização de testes rápidos.
Atendimento Prioritário: Haverá um foco inicial nos animais errantes, animais pertencentes a tutores em situação de vulnerabilidade socioeconômica e aqueles inscritos no Cadastro Único (CadÚnico).
Controle Populacional: Alocar-se-á 50% dos recursos do PetVida para a esterilização, priorizando-se 70% deste montante para fêmeas.
Cadastro: Inicialmente, será implementada a inovadora iniciativa de microchipagem de animais, permitindo o registro de informações relevantes de forma acessível.
A reunião para apresentação e planejamento das ações concernentes ao programa PetVida contou com a presença do Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Lastenio Luis Cardoso, do Secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (SDRMA), Cleres de Martins Schwambach, o médico veterinário Juliano Fernandes Alves, além de representantes da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente e do Departamento de Zoonoses.