Secretaria Saúde realiza campanha para atualização do Programa Bolsa Família e da Caderneta de Vacinação nas escolas municipais

As Secretarias Municipais de Saúde e Educação iniciaram uma grande campanha nesse mês de outubro para atualização do cadastro do Programa Bolsa Família e da Caderneta de Vacinação de todos os alunos da rede municipal de ensino, que inclui escolas e creches.

A ação promovida pelas secretarias irá realizar a atualização do cadastro dos estudantes beneficiados pelo Programa Bolsa Família, além da conferência da caderneta de vacina com a imunização dos estudantes ainda não vacinados. Simultaneamente, a Secretaria de Saúde está realizando também um inquérito com coleta de Swab de 30% dos alunos, para investigação do índice de contaminação pelo corona-vírus nas instituições municipais, devido ao retorno gradual das aulas presenciais.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a ação tem por objetivo a atualização da caderneta de vacinação do maior número possível de crianças e adolescentes da rede municipal de ensino, uma vez que quanto maior a quantidade de pessoas imunizadas, menos a doença se propaga, possibilidade desta forma a erradicação da doença.

As vacinações são realizadas de acordo com o calendário do Programa Nacional de Imunizações (PNI), e todas as vacinas recomendadas no PNI estão disponíveis gratuitamente nos postos de saúde pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Essas vacinas oferecem proteção para diversas doenças como poliomielite, coqueluche, hepatites, tuberculose, pneumonia, meningite, febre amarela, sarampo, gripe, entre outras.