Ir para o conteúdo
Skip to content Skip to left sidebar Skip to footer

Mês: janeiro 2015

Primeiro Movimentando a Praça de 2015 é sucesso de público

Os moradores guanduenses lotaram a Praça São Pedro na noite desta quinta-feira (29), para acompanhar mais uma edição do projeto Movimentando a Praça. A concentração do evento foi na Concha Acústica e a atração musical ficou por conta do cantor maranhense Clayton Andrade. Ex-vocalista do Trio Forró na Veia, Clayton apresentou composições próprias, com muito forró pé de serra.

O projeto Movimentando a Praça é organizado pela Secretaria Municipal de Cultura, com apoio do Governo do Estado através da SECULT – ES. O objetivo é trazer para a Praça São Pedro um movimento cultural, que possa abranger as artes como a dança, música, teatro, entre outras atividades culturais.

Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação PMBG
noticia@pmbg.es.gov.br
(27) 3732-8914
Fabiano Damasceno 

Participe da mobilização contra o desperdício da água

Diante da crise hídrica que o Espírito Santo está passando, a ordem no Estado é economizar água. Por isso, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto, fazem um apelo para que os moradores guanduenses entrem nessa corrente de combate ao desperdício de água.

Confira algumas dicas para economizar água:

1 – No Banho: Após se molhar, feche o chuveiro para se ensaboar. 

2 – Ao escovar os dentes: Encha um copo com água e use essa quantidade para exanguar a boca após escovar os dentes. 

3 – Na descarga: Fique atento se não há defeito na válvula. Aperte a descarga uma única vez e não jogue lixo ou restos de comida no vaso sanitário.

4 – Na torneira: Feche bem as torneiras e verifique se estão pingando.

5 – Vazamentos: Certifique-se que não há vazamentos nos encanamentos.

6 – Na caixa d’água: Mantenha a tampa sempre e fechada e não a deixe transbordar.

7 – Na lavagem de louças: Lavar louças com a torneira aberta, o tempo todo, desperdiça até 105 litros. Ensaboe a louça com a torneira fechada e depois enxágüe tudo de uma vez. Na máquina de lavar são gastos 40 litros. Utilize-a somente quando estiver cheia. 

8 – Regar jardins e plantas: Use mangueira com esguicho-revólver ou regador. Em dias mais frios, a rega pode ser feita em dias intercalados.

9 – Lavar carro: Aproveite a água que sobra da máquina de lavar roupa, por exemplo, para lavar o carro.

10 – Na limpeza de quintal e calçadas use vassoura: Se for usar água, aproveite a água da máquina de lavar roupas ou da piscina.

 

Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação PMBG
noticia@pmbg.es.gov.br

(27) 3732-8914
Texto: Fabiano Damasceno

Escolas e Creches municipais prontas para receber alunos para ano letivo de 2015

O ano letivo nas Escolas Municipais em Baixo Guandu começa na próxima semana, no dia 03 de fevereiro e a Secretaria Municipal de Educação já está com tudo pronto para receber os estudantes. Pais e responsáveis que não realizaram as matrículas ou rematrículas, ainda podem garantir uma vaga na rede municipal escolar para 2015. A SEMED estima um número superior a 4 mil estudantes matriculados, número registrado no ano passado.

Atualmente, o município conta com nove Creches que atendem crianças de 0 a 4 anos; 20 Escolas de pré ao 5º ano na Zona Rural e 14 Escolas de Ensino Infantil e Fundamental I e II na sede. São ao todo 275 professores, considerando os efetivos e os de designação temporária (DT’s).

Além da pré-escola, da educação infantil e fundamental, a prefeitura também promove atendimento diferenciado, como é o caso do Atendimento Educacional Especializado (AEE) em 10 escolas do município, para atender aos estudantes portadores de necessidades especiais. Em 2015 esse atendimento e o número de vagas serão ampliados conforme a demanda. A prefeitura também oferece transporte exclusivo para as crianças em atendimento especial.

“Não podemos esquecer do EJA, que é a Educação de Jovens e Adultos, ofertada nas escolas João XXIII, que fica no Rosário, e na Elza Ewald, no Km 14. Para este ano, teremos turmas também nas escolas Francisco da Cunha Ramaldes, em Alto Mutum, e Olga Martinelli em Ibituba. Em todas essas unidades escolares as matrículas para educação de jovens e adultos já estão abertas”, explicou o prefeito Neto Barros.

Merenda

As escolas e creches municipais oferecem merenda de qualidade com café e lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar. É servido ainda iogurte, picolé e gelatina de sobremesa. O cardápio é elaborado pelos nutricionistas e fiscalizado pelo Conselho Municipal de Alimentação Escolar.

Escolas e Creches reformadas

A Prefeitura de Baixo Guandu, através da SEMED, está reformando e ampliando as Escolas e Creches do município para atender a demanda e oferecer melhores condições de trabalho, conforto e segurança aos alunos e aos educadores.

Confira os locais reformados e ampliados:

– Escola Francisco da Cunha Ramaldes (Alto Mutum);

– Escola Olga Martinelli (Ibituba);

– CMEI Dona Rosa (São Vicente)

– Início da reforma e ampliação do CMEI Dona Paula (Rosário I).

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Comunicação PMBG
noticia@pmbg.es.gov.br


(27) 3732-8914

Texto: Fabiano Damasceno

Prefeito está em Brasília a fim de atrair recursos financeiros para novas obras no município

O Prefeito Neto Barros viajou ontem (27) até a capital do país para visitar ministérios e órgãos federais em busca de convênios e liberação de recursos financeiros para investimentos no município. O Gerente Municipal de Convênios, Nelcimar Siqueira, acompanha o Prefeito Neto Barros durante a agenda administrativa em Brasília-DF.

“Estou em visita pelos ministérios a fim de adiantar convênios e levantar recursos. Vamos passar pelo Ministério da Integração Nacional, Educação, Cidades, Fazenda, entre outros. O intuito é conseguir liberação de verba para obras de drenagem e pavimentação de ruas, creches, equipamentos, pontes…”, explicou Neto Barros.

O Prefeito ainda informou que muitos assuntos já foram adiantados e em breve a Prefeitura de Baixo Guandu começará novas obras no município.

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Comunicação PMBG
noticia@pmbg.es.gov.br


(27) 3732-8914

Texto: Fabiano Damasceno

Consulta pública para criar espaço de preservação no Monjolo é nesta sexta (30)

A Prefeitura de Baixo Guandu, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, vai organizar consulta pública para discussão da proposta de criação do Monumento Natural Municipal Pedra do Monjolo. O convite é direcionado a Órgãos Ambientais; Entidades Públicas Federais, Estaduais e Municipais; Organizações Não Governamentais; Proprietários de Terra; Representantes dos Setores Empresarias; Associações comunitárias e o público em geral.

A Consulta Pública será realizada na próxima sexta-feira, dia 30, a partir das 18h30, no Auditório do Círculo Operário, localizado na Rua Álvaro Rodrigues da Mata, n° 95 – Centro.

Monumento

O Monumento Natural Pedra do Monjolo é uma Unidade de Conservação e tem o objetivo de preservar o ecossistema existente na região. O espaço de preservação será de 600 hectares.

Rampa do Monjolo

A rampa do monjolo está localizada a 20 km do centro da cidade, no distrito de Ibituba e possui 720m de altitude. Com excelente espaço para a prática de voo livre, a rampa oferece área gramada para decolagem de vários equipamentos ao mesmo tempo. O local está no roteiro do Campeonato Brasileiro e Mundial de Parapente.

 

Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação PMBG
noticia@pmbg.es.gov.br

(27) 3732-8914
Texto: Fabiano Damasceno

Clayton Andrade agita Movimentando a Praça na quinta (29)

Nesta quinta-feira (29), a Prefeitura de Baixo Guandu, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, realiza mais uma edição do projeto Movimentado a Praça. A festa será na Praça São Pedro, no Centro, a partir das 19h.

A concentração do evento será na Concha Acústica. Destaque para a atração musical com cantor maranhense Clayton Andrade. Ex-vocalista do trio forró na veia, Clayton apresenta “Assim que eu queria”, com composições próprias, no forró pé de serra e ainda músicas de Lucas Lucco, Jorge Vercillo, Jota Quest e Paulinho Moska.

MOVIMENTANDO A PRAÇA

O evento faz parte do projeto Movimentando a Praça, criado e organizado pela Secretaria Municipal de Cultura, com apoio do Governo do Estado através da SECULT – ES. O objetivo do projeto é trazer para a Praça São Pedro um movimento cultural, que possa abranger as artes como a dança, música, teatro, entre outras atividades culturais.

Serviço
Movimentando a Praça
Data: 29 de janeiro
Local: Praça São Pedro
Horário: a partir das 19h

Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação PMBG
noticia@pmbg.es.gov.br
(27) 3732-8914
Fabiano Damasceno