Ações nas escolas municipais marcam o Dia Mundial da Água

Nesta sexta-feira (22) é o dia Mundial da Água e para comemorar a Secretaria de Meio Ambiente de Baixo Guandu realizou durante toda semana palestras nas escolas públicas da rede municipal. O tema Escolhido foi “A Bacia hidrográfica do Rio Guandu”. Rio que banha os municípios de Brejetuba, Afonso Claudio, Laranja da Terra e Baixo Guandu, sendo um importante afluente do rio Doce.

Os assuntos abordados nas palestras foram: formação de uma bacia hidrográfica, Consórcio e Comitê da Bacia do Rio Guandu, as principais espécies de animais e plantas que existem na região e que fazem parte do Bioma Mata Atlântica, a importância da mata ciliar, também chamadas de matas galerias. Além das principais atividades econômicas desenvolvidas na Bacia do Rio Guandu. Pode-se afirmar que a ocupação humana de maneira desordenada resultou na degradação ambiental da região.

Para as crianças das séries iniciais do Ensino Fundamental, as informações foram passadas de forma lúdica onde a metodologia adotada tem por finalidade promover o aprendizado de maneira descontraída no que diz respeito ao desperdício de água, principalmente água tratada. “É importante esta ação para sensibilizar as crianças no uso racional da água gerando um senso de pertencimento e responsabilidade individual de cada um”, disseJoseane Viola Coelho, Chefe de Departamento da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Segundo Eva Molino, Diretora da Escola João Julio Cardoso, do Bairro Val Paraíso “as palestras foram essenciais para sensibilizar as crianças quanto à importância da água e nossa contribuição para mantê-la em boa quantidade e qualidade”.

Através de ações como esta a Secretaria Municipal de Meio Ambiente procura formar uma geração consciente com a natureza. “Pretendemos formar jovens ‘antenados’ aos problemas ambientais e praticantes de ações cotidianas que resultem na preservação dos recursos naturais, entre eles a água”, encerrou Joseane.

“Os rios são nossos irmãos, saciam nossa sede, levam nossas canoas e alimentam nossas crianças”.

Cacique Seatle, 1854

O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. Essa data, em cada ano é destinada a discussão sobre os diversos temas relacionados a este importante bem natural: Água.

Unido ao Dia Mundial da água, especialmente neste ano de 2013, está o Ano Internacional de Cooperação pela Água, ano escolhido pela UNESCO (Órgão das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) para que todo o decorrer deste ano seja buscado soluções de uso da água e sua preservação.

Assessoria de Comunicação – PMBG

Elaine Zambon