Skip to content Skip to left sidebar Skip to footer

Novos incentivos para as indústrias refletem no município

 

O governo do Espírito Santo passa a contar com mais benefícios fiscais para aumentar a competitividade entre às empresas locais e de fora do Estado. Algumas mudanças já estão anunciadas e uma delas é a atualização nos Contratos de Competitividade com 18 setores industriais do estado.

As empresas dos setores de Açucar, Café, Embalagens de Material Plástico, segmentos de Temperos e Condimentos, Calcário e Mármore, além de outros setores, já receberam a boa notícia. Passam a fazer parte do grupo de indústrias beneficiados empresas como de Perfumaria e Cosmético, completando 18 novos contratos.

As mudanças atingem diretamente as Indústrias, pois a partir de agora o segmento passa a contar com extensão dos contratos por mais 12 anos e com isso também recebem exoneração de impostos estaduais nas compras de máquinas e equipamentos.

Para Renato Casagrande – Governador do Espírito Santo, os novos contratos consolidam a importância da indústria no Estado. "As empresas terão a oportunidade de investir em mais qualificação técnica. Já somos o 1º colocado no Brasil em cursos técnicos e isso é muito importante para o nosso desenvolvimento. A força da nossa indústria possibilita o crescimento de outros setores econômicos, como o de serviços. Nosso programa é histórico".

Na opinião de Clovis Rodrigues, Secretário de Desenvolvimento Econômico de Baixo Guandu, “este é mais um avanço que o estado do Espírito Santo conquista. Em Baixo Guandu-ES, não é diferente, as ações da gestão municipal caminham para o desenvolvimento econômico e social, proporcionando condições de nos tornarmos um Município sustentável”. A exemplo do Estado, Baixo Guandu oferece, em parceria com o Governo Federal e a Findes, cursos de capacitação e qualificação técnica, preparando mão de obra especializada para novas oportunidades e ofertas de emprego.

Em entrevista o presidente da Findes, Marcos Guerra, informou que os Contratos de Competitividade representam 67% dos empregos gerados no setor industrial no Espírito Santo. "Por isso essas ações do Governo do Estado são importantes para o aumento da competitividade capixaba"

Na oportunidade, o Sr. Marcos Guerra confirmou com o Secretário de Desenvolvimento do município a implantação de uma Unidade do SENAI em Baixo Guandu. “Já estamos nos preparando para receber esta unidade tão importante para a formação e capacitação de novos profissionais, e, assim, qualificando a mão de obra local”, disse Clovis Rodrigues.

Profac – Programa de Formação de Agente de Crédito

Outra boa notícia foi o treinamento para Agentes do Nosso Crédito, promovido pelo Bandes que formou a 25ª turma de agentes para atuar nos municípios de Alfredo Chaves, Alto Rio Novo, Aracruz, Baixo Guandu, Domingos Martins, Ecoporanga, Guaçuí, Jaguaré, Montanha, Muqui, Ponto Belo, Presidente Kennedy, Santa Leopoldina, São José do Calçado, Sooretama. Além de atuar nas unidades do Creditar em Baixo Guandu, Cachoeiro e Pedro Canário.

No treinamento, os participantes aprendem técnicas de análise econômico-financeira necessárias no desenvolvimento das atividades de um agente de crédito. Além disso, os profissionais realizaram diversas atividades que ressaltam o aspecto comportamental que um agente de crédito deve ter. Assim, em breve Baixo Guandu também será diretamente beneficiado pelo Nosso Crédito.

O município conta com dois Agentes de Desenvolvimento que participaram desta formação para atuarem na oferta de microcréditos, Thábita Santana Mattedi (NOSSOCRÉDITO) e Marcielly Araujo David (CREDITAR). O trabalho destas agentes é realizado em parceria com o SEBRAE que oferece palestras, cursos e oficinas de apoio e incentivo ao empreendedorismo, além de auxiliar na melhor forma de aplicação dos recursos financeiros. “Tão importante quanto proporcionar o acesso ao crédito aos novos empreendedores, é o trabalho de apoio e conscientização de sua aplicação”, destacou Clovis Rodrigues.

 

 

Assessoria de Comunicação – PMBG

Elaine Zambon