Skip to content Skip to left sidebar Skip to footer

Duas Propriedades apoiadas pelo Projeto Cultivar em Baixo Guandu são finalista no Prêmio Biguá da Rede Gazeta

Na última sexta-feira, uma equipe formada pelo Consórcio Público Rio Guandu e profissionais da Rede Gazeta realizou uma visita técnica às propriedades rurais participantes do Projeto Cultivar, que se destacaram como finalistas na edição de 2023 do prestigiado Prêmio Biguá. O objetivo da visita foi destacar as ações exemplares de conservação de água e solo implementadas por esses agricultores.

Um dos destinos da visita foi a propriedade do produtor rural Marcos Cortes, localizada no distrito de Vila Nova do Bananal. Lá, a equipe pôde testemunhar as práticas mecânicas de conservação, incluindo a construção de Barra, que têm desempenhado um papel crucial na retenção da água da chuva e na proteção do solo.

Outra parada importante foi na propriedade da produtora rural Sra. Silvia Helena Pesente de Abreu, situada no distrito de Ibituba. Ali, a equipe teve a oportunidade de observar as práticas vegetativas para recuperação do passivo ambiental, especialmente através do Sistema Agroflorestal (SAF). Essas práticas têm contribuído significativamente para a restauração ecológica e o equilíbrio ambiental da região.

O Projeto Cultivar tem se destacado não apenas por sua abordagem inovadora na agricultura sustentável, mas também por seu compromisso com a preservação dos recursos naturais. A visita técnica reforçou a importância dessas ações exemplares e como elas desempenham um papel fundamental na conservação da água e do solo, bem como na promoção da sustentabilidade no setor agrícola. O Prêmio Biguá reconhece o valor dessas iniciativas, que são essenciais para a proteção do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável da região.