Educação celebra Dia Mundial de Conscientização do Autismo

A Secretaria Municipal de Educação de Baixo Guandu, junto às escolas do município, realizou durante toda esta semana diversas atividades com o objetivo de informar e conscientizar alunos e pais sobre o Autismo. As ações foram em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, 02 de abril. Na data, também é celebrado o Dia Internacional do Livro Infantil.

Na quarta-feira (02), as escolas “Elza Ewald de Oliveira” e “Governador Lacerda de Aguiar” promoveram uma passeata pelas ruas da cidade. Cerca de 320 alunos, professores e pais participaram do ato.

Segundo a coordenadora de Educação Especial da Secretaria de Educação (Semed), Melina Campana, a intenção do movimento foi conscientizar a população sobre a síndrome e, consequentemente, evitar o preconceito e contribuir para a construção de uma sociedade verdadeiramente inclusiva. “Em Baixo Guandu, são quatro alunos autistas atendidos pela Rede Municipal de Educação.

Dia Mundial da Conscientização do Autismo

O dia 2 de Abril é o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, decretado pela Organização das Nações Unidas (ONU) no fim de 2007, com campanha iniciada em 2008. O objetivo é, anualmente, conscientizar a sociedade a respeito desta complexa síndrome, para que aja mais suspeita, mais diagnóstico, mais tratamento, mais respeito e menos preconceito.

Para isso, iluminam-se de azul prédios e monumentos ao redor do mundo. O azul foi a cor designada para o autismo, por ter uma prevalência bem maior em meninos que em meninas — mais de 4 para 1.

O que é Autismo?

É uma síndrome que afeta o desenvolvimento em três importantes áreas: comunicação, socialização e comportamento/uso da imaginação. Ainda não se sabe a causa, nem há cura, apenas tratamento. O único consenso mundial é que quanto antes começar o tratamento, melhores são as possibilidades de maior qualidade de vida.

Quantos autistas temos?

No mundo, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima 70 milhões de pessoas com autismo. No Brasil, a estimativa é de 2 milhões de autistas. Em 2013, uma lei federal foi aprovada equiparando em direitos os autistas aos deficientes, além de outros benefícios — Lei 12.764, também conhecida como “Lei Berenice Piana”.

Assessoria de Comunicação PMBG
Eduardo Candeias