Grupo de Mulheres Costureiras beneficiado com 14 novas máquinas

A Prefeitura de Baixo Guandu, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Governo do Estado, por meio da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), assinou convênio para o repasse de 14 máquinas de costura para o Grupo de Mulheres Costureiras do município.

A assinatura foi realizada durante o Encontro Estadual de Economia Solidária, na última sexta-feira (13), na Praça do Papa, em Vitória. Ao todo, foram entregues veículos e equipamentos que totalizam cerca de R$ 1,3 milhão para instituições ligadas à economia solidária de 20 municípios capixabas. Em Baixo Guandu, o Grupo de Mulheres Costureiras, que foi beneficiado com 14 máquinas de costura, totalizou um investimento de R$ 28 mil.

"Este é um importante setor da nossa economia, que merece toda a nossa atenção e capacidade de trabalho. O recebimento de máquinas de costura industriais será utilizado no fomento de grupos produtivos, buscando gerar capacitação, emprego e renda em nossa cidade. Mais uma conquista para Baixo Guandu, do Governo do Povo”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico do Município Clovis Rodrigues

Estavam reunidos o Prefeito de Baixo Guandu Neto Barros, o secretário de Desenvolvimento Econômico Clovis Rodrigues, além de integrantes dos empreendimentos econômicos solidários de todo o Estado e entidades de fomento ao segmento. O secretário nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e economista reconhecido mundialmente, Paul Singer, também marcou presença no evento e realizou a palestra "Economia Solidária: Políticas públicas e estratégias de desenvolvimento".

Feira da Economia Solidária

Durante o evento, aconteceu também a Feira de produtos da Economia Solidária. Artes manuais como bordados, crochês, bijuterias e produtos da agroindústria como pães, biscoitos, geleias, embutidos e defumados de grupos produtivos de 30 municípios capixabas estiveram expostos em cerca de 70 estandes para comercialização.

A programação incluiu palestras sobre a importância da economia solidária e oficinas de inclusão produtiva para cerca de 200 pessoas de diversos municípios capixabas que estão em vulnerabilidade social. Eles aprenderam a fazer peças de artesanato como bijuterias e bolsas.

Assessoria de Comunicação PMBG
Eduardo Candeias