Iniciadas as obras do Valparaíso: bairro terá R$ 2 milhões em pavimentação e drenagem

O prefeito Neto Barros assinou ontem (13/09) a ordem de serviço para início das obras de pavimentação do bairro Valparaíso, que vai ter todas as suas ruas pavimentadas a um custo aproximado de R$ 2 milhões.

Em encontro com a comunidade ontem à noite, o prefeito autorizou o início do calçamento da 1ª etapa, que compreende 4.367,30 m² de pavimentação, beneficiando 5 ruas. Numa segunda etapa, com recursos já garantidos, mais 13.192,20 m² serão construídos em outras 7 ruas, totalizando 17.549m² de pavimentação.

Nesta primeira etapa já iniciada, estão recebendo os serviços de drenagem e pavimentação as ruas Projetada I (rua do curtume), Sebastião José da Silva, Maria de Lourdes Toniato, e parte das ruas Recanto dos Pássaros e Vitória. O custo é de R$ 392 mil, proveniente da emenda da senadora Rose de Freitas, mais R$ 26.400,00 em contrapartida da Prefeitura, referente a custos da elaboração do projeto.

No encontro com a comunidade do Valparaíso, o prefeito Neto Barros salientou as fortes dificuldades financeiras da Prefeitura, decorrente da crise econômica, mas reforçou a importância da busca de parcerias para atrair recursos e a determinação da atual gestão de entregar Baixo Guandu, em 2020, com 100% das ruas pavimentadas, incluindo sede e interior.

Falando em nome da comunidade do Valparaíso, um dos primeiros moradores do local, Jones Gomes, agradeceu ao empenho da Prefeitura em trazer este grande benefício, salientando o transtorno da população em conviver com a poeira e a lama. “Assim como a Prefeitura fez com o bairro São Pedro, hoje todo pavimentado, é com muita alegria que recebemos esta grande obra”, disse ele.

Segunda etapa
A segunda etapa da drenagem e pavimentação do bairro Valparaíso já está com os projetos aprovados e vai ter início ainda este ano. O deputado Dary Pagung destinou R$ 1 milhão em emenda parlamentar para as obras, sendo que o Estado via Secretaria de Desenvolvimento Urbano vai complementar os recursos.

Nesta segunda etapa, serão beneficiadas as seguintes ruas: Recanto dos Pássaros e Vitória (restante), Porto Alegre, Vasco da Gama, Projetada 4, Napoleão Fontenelle, Porto Seguro, Nova Orleans e uma travessa.

O deputado Dary Pagung, presente na ordem de serviço, elogiou a determinação da gestão do prefeito Neto Barros em pavimentar 100% das ruas do município até 2020, colocando-se à disposição para ajudar na busca dos recursos necessários. “Todas as ruas do município calçadas é um marco histórico e vamos trabalhar junto com Neto para atingir esta meta”, disse Dary.

Também estiveram presentes no encontro com a comunidade do Valparaíso, ontem à noite, o vice-prefeito Eloy Avelino, os secretários municipais, os vereadores Wilton Minarini, Sueli Teodoro, Soldado Vieira, Sebastião Batata, Celma Cortes Bussular e Liu, todos enaltecendo a importância da obra para o bairro.

As ruas do bairro Valparaíso serão pavimentadas com bloco sextavado, atendendo aos padrões de qualidade exigidos em normas técnicas, com calçadas cidadãs, sistema de sinalização e serviço completo de drenagem. A apresentação do projeto foi feita pelo secretário de Obras, engenheiro Maximiliano Cândido dos Santos, num Datashow ali instalado.

O prefeito Neto Barros fez questão de lembrar que os projetos do Valparaíso são todos contemplados com sistema de drenagem, evitando transtornos como ocorrem em outra parte do bairro, que recebeu calçamento em gestão anterior e a população sofre com os alagamentos que ali são observados em períodos de chuva.

“Os projetos da nossa gestão atendem a todas as exigências técnicas, incluindo o indispensável sistema de drenagem”, falou o prefeito, que lembrou ainda o esforço da Secretaria de Obras em elaborar os projetos de todas as ruas do município que ainda carecem de pavimentação.

“Pavimentamos desde 2013 cerca de 120 mil m² de ruas e agora serão mais 17 mil m² no Valparaíso. Continuando neste ritmo, vamos entregar Baixo Guandu em 2020 com 100% das ruas pavimentadas”, salientou Neto Barros.

Confira o projeto da primeira etapa: