Triagem para o Programa de Assistência Dermatológica PAD em Baixo Guandu

A prefeitura de Baixo Guandu por meio da Secretaria Municipal de Saúde realizará até o dia 9 de julho, a triagem do Programa de Assistência Dermatológica (PAD), em todas as unidades de saúde, conforme as datas abaixo:

O PAD estará atendendo nos dias 13 e 14 de julho, no Núcleo Estratégia de Saúde da Família (Nesf), localizado na Rua Dr. Hugo Lopes Nale, Centro.

VILA NOVA DO BANANAL: Todos os dias;
SÃO JOSÉ: Segunda, Terça, Quarta e Quinta;
SAPUCAIA: Toda Quinta-feira;
SÃO VICENTE: Terça a Sexta;
OPERÁRIO: Todos os dias;
KM 14: Segunda, Terça, Quinta e Sexta;
IBITUBA: Todos os dias;
VALPARAISO: Todos os dias;
NESF 1: 27 e 28, dois turnos;
NESF 2: 25 e 26 de junho o dia todo;
ROSÁRIO 1: 01 a 04 de julho;
ROSÁRIO II: Segunda, Terça, Quinta e Sexta.

O  que é o PAD?

O PAD é um programa de extensão que auxilia a população rural na prevenção, no diagnóstico e no tratamento do câncer de pele, além de fornecer informações de como se proteger da doença. Seus pacientes são lavradores descendentes de imigrantes europeus, principalmente pomeranos, italianos e alemães.

Devido à etnia e à exposição à luz solar durante o trabalho, essencialmente agrícola, os lavradores possuem um risco elevado para o desenvolvimento de câncer de pele. A doença corresponde a 25% dos tumores malignos registrados no Brasil e, quando detectado no início, tem grandes chances de cura.

O mutirão para rastreamento de câncer de pele é desenvolvido por meio da parceria entre a Prefeitura de Municipal de Baixo Guandu (PMBG), Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), Secretaria de Estado da Saúde (SESA), Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB).