Ir para o conteúdo
Skip to content Skip to left sidebar Skip to footer

Mês: julho 2021

Secretaria apresenta os novos representantes do Conselho Municipal de Cultura

A Secretaria Municipal de Cultural realizou no dia 19 de julho de 2021, às 9h, no auditório da prefeitura, a eleição para a composição do Conselho Municipal de Cultura para um mandado de 3 anos em Baixo Guandu, ES.

O Conselho Municipal de Política Cultural (Lei n.º 2.935/2017 – 3.160/2020 que altera a nomenclatura), é um órgão colegiado integrante da estrutura organizacional da Secretaria Municipal de Cultura, que promove a relação entre a Administração Municipal e os setores da Sociedade Civil ligados à cultura, para elaboração de projetos e fiscalização das ações, sendo composto de 5 (cinco) membros da Sociedade Civil e 5 (cinco) membros do Poder Público, em igual número de suplentes, sendo eleita para presidir o conselho a Secretária Municipal de Cultura, Dayane Sara Paixão. 

Membros eleitos do Poder Público:

Secretaria Municipal de Cultura:
Titular – Gleydson de Oliveira Leal
Suplente – Maria do Rosário de Nardi

Secretaria Municipal de Educação:
Titular – Aloizio Marcelino do Nascimento
Suplente – Fernanda Lopes Justiniano Barbosa

Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Habitação:
Titular – Maurina Quemelli da Silva
Suplente – Sirley de Souza Ramos

Secretaria Municipal de Esportes e Lazer:
Titular – Juliano Pain
Suplente – Vania Gomes Trindade Bolsoni

Câmara Municipal:
Titular – Luis Felipe Faier da Costa
Suplente – Pamela Marina Corrêa das Neves

Membros eleitos da Sociedade Civil:

Cultura afro-brasileira e/ou Culturas Tradicionais:
Titular – Fernando Rosa
Suplente – Lisca Tressmann Piske

Artes Visuais:
Titular – Ailsomar Costa
Suplente – Etelvino Antonio de Souza Oliveira

Artes Cênicas e/ou Música:
Titular – Alex Helmer Klister
Suplente – Willian Batista Botelho

Literatura e/ou Ciências Humanas/Letras e Comunicação:
Titular – Diego Loss Franzin
Suplente – Márcio Guilherme Wagner Marques

Culturas Urbanas e/ou Culturas Populares:
Titular – Robison Karnitz
Suplente – Edson Alves de Brito

Composição da Diretoria do Conselho:
Presidente – Dayane Sara Paixão
Vice-Presidente – Diego Loss Franzin
Secretário – Gleydson de Oliveira Leal
Tesoureio – Alex Helmer Klister

XIII Conferência Municipal de Assistência Social de Baixo Guandu

O Conselho Municipal de Assistência Social, juntamente a Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Habitação, realizarão no dia 26 de Agosto de 2021 (Quinta-Feira) a 13.ª edição da Conferência Municipal de Assistência Social, a qual ocorrerá no Auditório da Igreja Adventista, localizada na Avenida Dez de Abril, Centro, no horário entre 8 e 17 horas.

Neste ano a Conferência Municipal de Assistência Social traz como tema, “Assistência Social: Direito do povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”, tendo em seu corpo de palestrantes dois especialistas na área, formados em Serviço Social e com experiências na gestão municipal da Secretaria de Assistência Social.

Além da realização de discussões no âmbito da Política de Assistência do Município, o encontro vai eleger também os delegados para a Conferência Estadual, numa preparação para a Conferência Nacional que acontece ainda esse ano. Compreende-se que as discussões e palestras são de grande importância para o entendimento do funcionamento do Sistema Unico de Assistência Social (SUAS), procurando aprimorar a gestão local no atendimento ao público e oferta dos serviços.

Caso queira participar na condição de observador, devido às normas de segurança acerca da Pandemia do COVID-19, teremos vagas limitadas, devendo procurar diretamente a Casa dos Conselhos localizada na Rua Antônio Sampaio, n.º 15, Centro, Baixo Guandu, afim de inscrição.

Para mais informações ou dúvidas entre em contato com a Casa dos Conselhos pelo número (27) 3732-4306 ou pelo E-mail: conselhosbq©gmail.com.

PROGRAMAÇÃO
7h — Credenciamento e Coffee Break;
8h — Composição da Mesa Oficial;

8h Abertura Solene — Hino Nacional e Hino de Baixo Guandu;
8h10 — Apresentação Cultural;
8h20 — Abertura Oficial da XIII Conferência Municipal de Assistência Social — Pronunciamento das Autoridades;
8h40— Leitura e aprovação do Regimento Interno;
9h10 — Palestra Magna com o tema, “Assistência Social: Direito do povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social” ministrada por Fernanda Mota Gonçallo e Wallace Gomes Rosa;
11h — Debate;
11h10 — Intervalo para o almoço;
12h20 — Apresentação Cultural;
12h30 — Organização e direcionamento dos grupos temáticos;
14h — Plenária de apresentação e validação dos conteúdos discutidos e abordados nos trabalhos de grupo por eixo;
16h — Plenária final de votação das propostas;
16h30 — Apresentação e eleição dos delegados para a XIV Conferência Estadual de Assistência Social;
17h — Encerramento com Coffee Break

Decreto n.º 6.507/2021 – Retorno às atividades presenciais dos servidores integrantes do grupo de risco

O PREFEITO MUNICIPAL DE BAIXO GUANDU, Estado do Espírito Santo, no uso das atribuições que lhe são conferidas pela legislação vigente e consubstanciadas nas disposições da Constituição Federal, na Lei Orgânica Municipal, Lei n.º 1.380/1990, dispõe:

Considerando o disposto no Decreto Estadual n.º 610-R, de 26 de março de 2021 e o disposto nos Decretos Municipais n.º 6.412 e 6.448/2021, os quais prorrogaram o estado de calamidade pública, estabelecendo medidas de contingência e prevenção a pandemia do novo coronavirus (COVlD-19);

Considerando a necessidade do retorno ao trabalho presencial pelos servidores públicos, pertencentes ao grupo de risco, imunizados com a vacina da COVID-19.

15.ª Convocação de candidatos do edital n.º 001/2021 – Secretaria Municipal de Educação

Faço Público, em atendimento ao Edital n.º 001/2021 — Processo Seletivo Simplificado, que foi convocado através de ligação telefônica os candidatos abaixo relacionados a se apresentarem na SEMED — Secretaria Municipal de Educação de Baixo Guandu, ES, nos dias 27 e 28 de Julho de 2021, para atenderem às vagas de acordo com a demanda atual. Conforme o Edital, Item 10.3. O não comparecimento do candidato no momento da chamada conforme a classificação implicará em sua RECLASSIFICAÇÃO.

Eventos esportivos movimentaram Baixo Guandu neste último final de semana

O esporte movimentou Baixo Guandu neste último final de semana com vários eventos realizados com apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.

Na sexta-feira (23), o Esporte Club Guanduense enfrentou o Santos Futebol Club de Barra de São Francisco/ES, às 20h, no estádio municipal Manoel Carneiro pela Semifinal da Copa Norte de Futebol 2021. Na ocasião, o jogo terminou em 0 x 0, com várias chances claras de gol para ambos os times. O jogo de volta está marcado para domingo (01/08), às 15 horas, no estádio Joaquim Alves de Souza, em Barra de São Francisco/ES.

Sábado (24) também foi dia de futebol pela manhã com três jogos amistosos entre Baixo Guandu e Aimorés/MG pelas categorias sub 11, 13 e 15, no estádio municipal Manoel Carneiro. O evento faz parte da preparação dos atletas para a Copa Centenário com jogos marcados para este sábado (31/07/2021), às 8 horas, no estádio municipal Manoel Carneiro, entre as equipes de Baixo Guandu e São Gabriel da Palha/ES.

Além do futebol de campo, ocorreu também na tarde de sábado, às 15 horas, o Desafio 2 x 2 no campo Society do Ginásio Poliesportivo, com premiação para às três primeiras equipes.

Domingo (25) foi dia de futsal no Ginásio Poliesportivo de Baixo Guandu, com a realização do Campeonato Estadual de Futsal nas categorias sub 9 e sub 11. O evento realizado pela Federação de Futsal do Espírito Santo contou com a participação de equipes de Baixo Guandu, São Gabriel da Palha, Vitória e Cariacica.

Edital de Convocação N.º 001/2021 – Preenchimento das vagas pertencentes à Sociedade Civil no Conselho Municipal Direitos Humanos

Abertura do Processo Eleitoral para o preenchimento das vagas pertencentes à Sociedade Civil no Conselho Municipal Direitos Humanos de Baixo Guandu, para o biênio 2021-2023 em cumprimento ao art.5º, inciso 1.º da lei Municipal 2.832 de 07 de outubro de 2014.

Médica inicia atendimento na Unidade Básica de Saúde de Mascarenhas

Na manhã desta segunda-feira (26), a Unidade Básica de Saúde do bairro Mascarenhas que estava sem atendimento médico recebeu a Dra. Letícia Meneses Fernandes que passará a atender moradores do bairro e das comunidades próximas.

A médica foi recepcionada pelo prefeito Lastênio Cardoso e pelo vereador Dr. Eliseu Siqueira, que realizaram uma visita à comunidade para receber a profissional de saúde e conversar com os moradores.

De acordo com a Secretaria de Saúde, todas as 14 Unidades Básicas de Saúde do município estão com o quadro de servidores completos, sendo médicos, dentistas e enfermeiros, para atender a população da sede e dos distritos.

“Baixo Guandu passa por um processo de restruturação na saúde nunca visto antes com investimentos no transporte de pacientes, contratação de médicos especialistas, aquisição de exames de alta complexidade que tem beneficiado vários guanduenses que estavam na fila de espera por uma consulta ou exame,” destacou o Secretário Municipal de Saúde, Vinicius Dettoni Gobbo.

Agricultores guanduenes serão beneficiados com assistência técnica do Ifes

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente se reuniu na manhã desta última quinta-feira (22), com os diretores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo – Campus Itapina, no município de Colatina, ES, para juntos firmarem um protocolo de intenções entre instituições de modo a beneficiar os pequenos agricultores do município por meio de assistência técnica de extensão rural.

O Instituto Federal irá realizar no município um diagnóstico das principais necessidades que envolvem a agricultura e pecuária, para construir um plano de Assistência Técnica de Extensão Rural para atender as famílias da zona rural e fortalecer as Associações locais, visando aumentar a produção com uso de tecnologia e pesquisa.

“Essa assistência do Instituto Federal vai ser importante para auxiliar às 30 famílias de produtores rurais do município que serão beneficiadas pelo projeto de “Compra Direta de Alimentos” da (SETADES) que irá injetar na economia local R$ 195 mil”, destacou o Secretário Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Cleres de Martins Schwambach.

A reunião teve a participação dos diretores da instituição Fabio Lyrio Santos (Diretor Geral), Larissa Haddad Souza Vieira (Diretora de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão), Messenas Miranda Rocha (Diretor de Ensino) e Bruno Kapitsyki Barbieri (Diretor de Administração e Planejamento). Participaram também o Superintendente Municipal de Baixo Guandu, Sebastião Demuner e o chefe do Departamento de Desenvolvimento Agropecuário e Interior, Adenaylson Francisco da Silva.