Baixo Guandu é o primeiro município capixaba a receber a Carteira Nacional de Artesanato

Foi realizada na ultima quarta-feira (03) a entrega de 27 Carteiras Nacional de Artesãos pelo Governo do Estado do Espírito Santo em parceria com a Prefeitura de Baixo Guandu, por meio da ADERES (Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo) e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, no auditório do Circulo Operário “Monsenhor Alonso Leite”.

Baixo Guandu é o primeiro município capixaba a entregar aos artesãos locais a nova Carteira Nacional de Artesanato. A carteira nacional assegura aos seus portadores isenção de ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias), aquisição da maquineta para compra e venda com cartão de crédito, acesso a financiamentos por meio de linhas de crédito junto ao Banco do Brasil e Banco do Nordeste, contribuição diferenciada do autônomo PA Segurança Social (INSS), possibilidade de participação em feiras e eventos nacionais e internacionais, descontos em empresas credenciadas pelo programa e possibilidade de registro de marcas e patentes no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

“Estamos oferecendo aos artesãos de nosso município um referencial de identidade, que a partir de agora é válido em todo território nacional e reconhecido internacionalmente, sendo assim, estamos transpondo fronteiras, possibilitando chegar o artesanato de Baixo Guandu a qualquer cidade do Brasil e do mundo, além de proporcionar ao artesão a segurança quanto ao transporte de sua mercadoria e direito de participar em eventos nacional e internacional.” (Clovis Rodrigues – Secretário de Desenvolvimento Econômico)

Este trabalho faz parte da valorização e incentivo às atividades voltadas a Economia Solidária como fonte de geração de renda. O município tem promovido cursos e oficinas de formação e capacitação nas áreas de artesanato, dentre outras, oferece também informações e apoio àqueles que queiram se formalizar enquanto empreendedores individuais ou por meio de associativismo, que passam a ter acesso às linhas de microcréditos que variam entre E$ 50,00 até R$ 7.500,00 oferecidas, em parceria com o Bandes, para estruturação de seus empreendimentos.

Hoje (07) os artesãos guanduenses acompanhados da equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico participam do 1º Congresso Estadual dos Trabalhadores Artesãos do ES, no auditório do SENAC, em Vitória.