Desenvolvimento Rural quer mais proximidade com o produtor e melhorar tecnologia

O secretário municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente de Baixo Guandu, Allony Torres, está desenvolvendo com sua equipe um trabalho que busca mais proximidade com quem produz no campo, procurando melhorar a produtividade através da tecnologia e incentivando a diversificação de culturas.

A Secretaria possui 4 técnicos agrícolas, uma engenheira agrônoma, um engenheiro ambiental e uma médica veterinária, além de equipe de apoio para atender a quem lida com atividades rurais.
“Nós temos procurado aproximar sempre a Secretaria de Desenvolvimento Rural dos produtores, oferecendo todo tipo de orientação nas atividades agropecuárias e vamos intensificar este trabalho no ano de 2020”, falou o secretário Allony Torres.

Baixo Guandu possui 2.351 produtores rurais (conforme cadastro na Secretaria da Fazenda) e a proximidade com a Secretaria, segundo Allony Torres, é fundamental para um melhor resultado da atividade rural.

Allony explicou que este ano teve início um trabalho de diversificação na produção rural, com incentivo para o plantio de cacau através de cursos, e toda área técnica presta uma variedade grande de serviços que servem de orientação ao homem do campo.

“O que queremos deixar claro é que estamos à disposição do produtor rural de Baixo Guandu, e todos podem nos procurar na nossa sede, que fica próxima à estação rodoviária, ou através do telefone 3732-4058. Queremos ampliar esta aproximação com quem produz no campo”, disse o secretário Allony Torres.

Formas de atuação

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, por meio de seu Departamento de Desenvolvimento Agropecuário e Interior, atua buscando formas de desenvolvimento da agricultura e pecuária, programando ações para diversificação das atividades agropecuárias, com o objetivo de apoiar o aumento da produtividade e da renda dos produtores rurais. As principais atividades estão a seguir.

1 – Assistência Técnica: os produtores são assistidos e orientados sobre o preparo do solo, plantio, manejo e condução das lavouras;

2 – Diversificação de culturas: de acordo com as características do solo e clima e com o interesse dos produtores, a secretaria incentiva a diversificação de culturas, como o cacau, promovendo cursos em parceria com o SENAR/ES e Sindicato Rural do município. Os cursos são promovidos de acordo com a demanda.

3 – Apoio às Associações Rurais: são elaborados projetos, de acordo com a realidade e necessidade de cada associação, para que estas participem de editais de apoio e financiamento de recursos para estruturação e desenvolvimento de suas atividades.

4 – Projeto Compra Direta de Alimentos (CDA): a secretaria realiza projetos em parceria com outras secretarias municipais, com vistas à captação de recursos estaduais e federais. O CDA visa garantir a segurança alimentar e nutricional das famílias em situação de vulnerabilidade social, ofertando mensalmente cestas de alimentos adquiridos da agricultura familiar local.

5 – Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE): mobilização dos agricultores familiares para participarem do programa.

6 – Serviço de Inspeção Municipal (SIM): inspeção de produtos de origem animal, como carnes, leite, ovos, pescado, mel e derivados destes produtos que são comercializados na cidade.

7 – Feira Livre Municipal: organização do espaço para oferecer produtos de qualidade para os moradores e visitantes.