Dia Nacional de Combate à Tuberculose

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, também conhecida como bacilo de Koch. A doença afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e/ou sistemas.

A transmissão da tuberculose acontece por via respiratória, pela eliminação de aerossóis produzidos pela tosse, fala ou espirro de uma pessoa com tuberculose ativa (pulmonar ou laríngea), sem tratamento.

A tuberculose não se transmite por objetos compartilhados, pois os bacilos que se depositam em roupas, lençóis, copos e talheres dificilmente se dispersam em aerossóis e, por isso, não têm papel importante na transmissão da doença.

Os principais sintomas da tuberculose são:
● Tosse por 3 semanas ou mais;
● Febre vespertina;
● Sudorese noturna;
● Emagrecimento.

Manter ambientes bem ventilados e com entrada de luz solar; proteger a boca com o antebraço ou com um lenço ao tossir e espirrar; e evitar aglomerações; são orientações gerais para minimizar o risco de transmissão da tuberculose no domicílio e em ambientes públicos.

Caso a pessoa apresente sintomas de tuberculose, a Prefeitura de Baixo Guandu reforça a importância de procurar a unidade de saúde mais próxima da residência para avaliação médica. Os exames para identificação da Tuberculose são fornecidos gratuitamente pela Secretaria Municipal de Saúde.

#saude #baixoguandu #combateatuberculose #prefeituradebaixoguandu