Prefeitura se mobiliza para evitar acidentes com escorpiões em dois bairros da cidade

As secretarias de Saúde e de Serviços Urbanos, juntamente com a Vigilância Sanitária e o setor de Fiscalização, iniciaram hoje (26/12) uma mobilização para evitar acidentes com picadas de escorpião.

O foco da atenção são os bairros Residencial Holz e Residencial Baim, onde moradores estão relatando a presença destes pequenos animais que são potencialmente perigosos em casos de picada, especialmente em crianças.

A secretária de Saúde Lucineia Seibel Storch explicou hoje que não existe um veneno especifico para combater os escorpiões, e desta forma são necessárias medidas preventivas, com a limpeza das áreas próximas às residências e dos próprios quintais.

“Já solicitei à Secretaria de Serviços Urbanos uma atenção especial para os bairros Ricardo Holz e Residencial Baim no sentido de promover esta limpeza”, disse a secretária, lembrando ainda que os moradores devem evitar acúmulo nos quintais de madeira, restos de construção e outros materiais onde os escorpiões se abrigam.

O setor de fiscalização da Prefeitura também está de olho no problema. A chefe do setor, Fernanda Andrade Ferreira, informou que os proprietários de lotes vagos no Residencial Holz e no Baim vão ser notificados para promover a limpeza dos terrenos. “Vamos dar um prazo para todos fazer a limpeza e persistindo o problema, poderemos multar”, disse Fernanda.

Já no hospital Dr. João Dos Santos Neves, o diretor geral Charleston Sperandio explicou que a unidade está preparada para atender a pessoas eventualmente vítimas de picadas de escorpião. “Temos em nosso estoque o soro para picadas de escorpiões, cobras e aranhas. Em caso de acidente o hospital está preparado para receber este paciente e tomar as providências que cada caso requer”, falou o diretor.