Reunião com Defesa Civil e Bombeiros define medidas contra aglomerações

O prefeito Neto Barros manteve ontem à tarde (24/5) uma reunião com a Defesa Civil municipal e o Corpo de Bombeiros militar, quando foram discutidas medidas mais duras para evitar aglomerações de pessoas em Baixo Guandu, tendo em vista a pandemia de COVID-19.

O comércio da cidade voltou a funcionar desde a última quarta-feira (22/04), uma vez que a cidade foi considerada de risco Baixo para disseminação de coronavírus, porém algumas normas de segurança não estão sendo respeitadas e é comum a presença de aglomeração de pessoas em determinados pontos, o que contraria as normas de segurança relativas à possibilidade de contágio.

Uma das preocupações é o funcionamento de bares em Baixo Guandu: o decreto estadual proíbe esta prática mas nem todos comerciantes estão respeitando. A fiscalização sobre este e outros setores vai se intensificar, com penalidades que prevêem até a cassação da licença de funcionamento.

A partir deste sábado a Defesa Civil, em trabalho conjunto com a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros, vai intensificar a fiscalização sobre o funcionamento irregular de estabelecimentos comerciais, tendo em vista a necessidade de evitar qualquer aglomeração de pessoas.

Em transmissão que fez na noite de ontem ao vivo (live) a partir das 20 horas, o prefeito Neto Barros lembrou que a cidade vive um momento excepcional com a crise sanitária e todos precisam colaborar para evitar a chegada e a disseminação do novo coronavírus, que já infectou mais de 50 mil pessoas no país, com registro de quase quatro mil mortes.

Baixo Guandu ainda não teve casos da doença, que em território capixaba já chegou a 44 dos 78 municípios. No município 12 casos suspeitos foram descartados e existem outros três aguardando resultado de exames, porém não há ainda caso confirmado da doença.

"Nós estamos trabalhando intensamente para evitar a chegada do COVID-19 em Baixo Guandu, mas para isso precisamos da colaboração de todos, especialmente evitando aglomerações", explicou na live o prefeito Neto Barros. A prefeitura comprou e instalou na entrada de agências bancárias, casas lotéricas e afins, espaçadores de público exatamente para evitar a proximidade das pessoas, mas nem todos respeitam as normas de segurança.

Na live realizada ontem, com presença das secretárias de Saúde (Terezinha Bolzani) e Assistência Social (Marcileni Vasconcelos), o prefeito Neto Barros abordou uma série de assuntos relacionados à prevenção contra o coronavírus, destacando que é fundamental o apoio da população para evitar a contaminação pelo vírus.

A fiscalização vai ser intensificada a partir de hoje para evitar aglomerações na cidade