Skip to content Skip to left sidebar Skip to footer

Vigilância alerta para aumento nos casos de dengue: todos devem evitar água parada

Baixo Guandu registra desde janeiro até o dia de ontem (14/04), 25 casos de dengue e sete de Chikungunya na sede do município, todos transmitidos pela picada do mosquito aedes aegypti.

Hoje a Vigilância em Saúde alertou mais uma vez aos moradores de Baixo Guandu sobre e necessidade de todos colaborarem para evitar que estes casos aumentem na cidade, com uma medida simples: combater qualquer tipo de água parada, que propicia a proliferação do mosquito.

A Vigilância em Saúde observou que os casos de dengue se intensificaram em Baixo Guandu a partir do último dia 29 de março, o que deve ser motivo de preocupação para todos os moradores, já que 80% dos focos do mosquito estão dentro de quintais e residências.

Somente numa casa localizada no bairro Valparaíso, segundo explicou a secretária de Saúde Terezinha Bolzani, foram encontrados 17 focos do mosquito na semana passada. Os bairros Sapucaia e centro também são locais com maior incidência de focos do aedes aegypti.

O coordenador da Vigilância em Saúde Azemar de Carvalho alertou hoje a população que a preocupação da cidade não deve focar apenas a questão da pandemia de coronavírus. “Dengue também mata e todos devem ficar atentos para água parada nos quintas, em calhas, pneus, garrafas pet, ralos, em recipientes dentro de varandas ou no interior das residências, entre outros locais. O sucesso no combate à dengue, zika e chikungunya depende muito da consciência de cada morador de Baixo Guandu”, disse Azemar.

O balanço dos casos em Baixo Guandu desde janeiro de 2020 é o seguinte:
 

Dengue


Notificados: 96
Positivos: 25
Descartados: 34
Em Investigação: 37
 

Zika


Notificados: 3
Positivos: 0
Descartados: 0 
Em Investigação: 3 
 

Chikungunya


Notificados:  28
Positivos: 7
Descartados: 5 
Em Investigação: 16